Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
29 de junho de 2012
Ajuda a caminho!
Apocalipse 2:12-17
Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás… —Apocalipse 2:13
Salmos 106–108
Fico me questionando se quando 33 mineiros ficaram presos em uma mina chilena subterrânea, sentiram-se totalmente perdidos e fadados a uma morte lenta e dolorosa. Imagine como se sentiram alegres quando receberam a mensagem do alto dizendo que a equipe de resgate sabia exatamente onde estavam e que o processo de retirá-los de lá já havia começado!
Há momentos em nossas vidas em que sentimos que estamos presos em um lugar muito ruim. Ansiosos e sozinhos, desesperamo-nos por estarmos sem opções e por ninguém entender o que realmente se passa em nossas vidas. Mas nessas ocasiões precisamos nos lembrar das palavras consoladoras de Deus aos cristãos primitivos que estavam presos em um mundo em que a presença de Satanás dominava tudo ao seu redor: “Conheço o lugar em que habitas…” (Apocalipse 2:13). O Pai celestial não havia deixado de notar sua situação. E conforme eles fossem fiéis a Ele, o Senhor os sustentaria até os resgatar e levá-los em segurança para casa (v.17).
O fato de Deus saber o que acontece em sua vida e de Ele estar ciente da dificuldade da situação em que você está, traz a confiança e a força necessária para vivermos para a glória dele. Encoraje-se. Lembre-se das palavras consoladoras de Deus. A ajuda está a caminho!
Nossa maior esperança aqui embaixo é a ajuda de Deus vinda do alto.
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
24 de agosto de 2011
Pássaros, lírios e eu
Lucas 12:22-34
…Por isso, eu vos advirto; não andeis ansiosos pela vossa vida… —Lucas 12:22
Salmos 116–118
1 Coríntios 7:1-19
Nos episódios de um antigo show de televisão, o veterano tenente da polícia sempre dizia aos jovens oficiais quando saíam para as ruas para as tarefas do dia: “Tenham cuidado lá fora!” Era um bom conselho e uma palavra de compaixão porque ele sabia o que poderia acontecer a eles no cumprimento do dever.
Jesus deu um conselho semelhante aos Seus seguidores, mas em termos ainda mais fortes. O livro de Lucas 11 termina de modo sinistro com estas palavras: “Passaram os escribas e fariseus a argui-lo com veemência, procurando confundi-lo com muitos assuntos” (v.53). Na continuação deste relato, Lucas diz que Jesus instruiu compassivamente os Seus discípulos a “tomar cuidado” (12:1), mas a não se preocupar ou terem medo (vv.4-7,22).
Jesus estava prometendo guardar, proteger e lhes cuidar quando saíssem para o mundo. Ele lhes garantiu que por se importar com pequenas coisas como pássaros e lírios, eles poderiam ter a certeza de que Ele cuidaria de Seu “pequeno rebanho” de cristãos (vv.24-32).
Não podemos conhecer o futuro. Mas podemos saber isto: Não importa o que vier, estamos debaixo do amor, cuidado e olhos atentos de nosso grande Pastor, que também é o Filho de Deus!
Se Jesus se preocupa com flores e pássaros, Ele certamente se importa com você e comigo.
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
17 de agosto de 2011
Amigos até durante a noite
…A alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à própria alma. —1 Samuel 18:1
Salmos 97–99
Romanos 16
Existe alguém que você poderia chamar no meio da noite se precisasse de ajuda? Ray Pritchard, um professor de ensino bíblico, chama essas pessoas de “amigos das 2h da madrugada”. Se você tiver uma emergência, esse tipo de amigo lhe fará duas perguntas: “Onde você está?” e “O que você precisa?”
Amigos assim são cruciais em tempos de dificuldades. Jônatas era esse tipo de amigo para Davi. O pai de Jônatas — o rei Saul, que sentia inveja da popularidade de Davi e da bênção de Deus sobre ele — tentou matá-lo (1 Samuel 19:9-10). Davi escapou e pediu ajuda a seu amigo (capítulo 20). Enquanto Davi escondia-se no campo, Jônatas sentou-se para jantar com seu pai, e logo percebeu que Saul pretendia mesmo matar Davi (vv.24-34).
Devido à sua profunda amizade, Jônatas “…ficou muito sentido por causa de Davi” (v.34). Ele avisou-o do plano de seu pai e disse-lhe para ir embora (vv.41-42). Davi reconheceu que Jônatas era um grande amigo. A Bíblia diz que eles choraram juntos, “…mas Davi chorou mais” (v.41). Suas almas estavam unidas.
Você tem amigos cristãos prestativos com os quais pode contar em tempos de crise? Os seus amigos o chamariam de “amigo das 2h da madrugada”?
Um verdadeiro amigo permanece ao nosso lado em tempos de aflição.
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
12 de agosto de 2011
Um novo propósito
Atos 9:1-9
…sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. —Jeremias 29:11
Salmos 84–86
Romanos 12
Um hotel de 60 anos está sendo reformado em apartamentos. Um navio enferrujado ancorado está sendo restaurado e poderá se tornar um hotel ou um museu. Um hangar, que é uma peça de arquitetura admirada num velho aeroporto, está sendo transformado em igreja. Cada construção teve um uso específico, mas que agora é ultrapassado. Porém alguém viu uma nova utilidade e um novo objetivo em cada uma delas.
Se construções podem encontrar nova vida e novas finalidades, por que não as pessoas? Pense nestes homens na Bíblia, cujas vidas tomaram uma direção inesperada. Havia Jacó, que lutou com o anjo do Senhor (Gênesis 32); Moisés, que falou com o arbusto em chamas (Êxodo 3); Paulo, que ficou temporariamente cego (Atos 9). Suas histórias foram diferentes, mas todas tiveram uma mudança de propósito quando o seu encontro com Deus os enviou para um novo caminho.
Nós também podemos experimentar circunstâncias que mudam o curso de nossas vidas. Mas Deus nos relembra que: Ele nos amou primeiro e quer nos dar esperança e futuro. Deus nos pede que lhe entreguemos todas as nossas preocupações porque Ele cuida de nós (1 João 4:19; Jeremias 29:11; 1 Pedro 5:7; João 10:10).
Quando você se apegar às promessas de Deus, peça-lhe para revelar a você novas direções e propósitos para a sua vida.
Mantenha seus olhos fitos no Senhor e você não perderá de vista o propósito da vida.
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
10 de agosto de 2011
Desfalecendo
Êxodo 18:13-27
Sem dúvida, desfalecerás… —Êxodo 18:18
Salmos 79–80
Romanos 11:1-18
A filha de meu amigo Jeferson pediu- -lhe que realizasse a cerimônia de seu casamento. Enquanto viajavam a um lugar exótico e romântico para a cerimônia, pensavam que tudo seria uma grande alegria. Mas havia um problema maior — como o grupo de participantes do casamento era bem restrito, Jeferson teria que realizar três papéis diferentes que poderiam entrar em conflito, ele seria o juiz de paz, o pai da noiva e o fotógrafo do casamento!
Você já se sentiu como se estivesse usando muitos chapéus? Jetro achou que seu genro Moisés estava (Êxodo 18). Liderar os israelitas, intermediar disputas pessoais e transmitir adiante os julgamentos à multidão, exigia muito dele. Finalmente, Jetro aproximou-se de Moisés e lhe disse: “…isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer” (v.18). Com muita sabedoria aconselhou Moisés a delegar pequenas disputas aos outros conselheiros e assumir apenas as causas mais graves (Êxodo 18:22).
Se você é uma mãe com filhos pequenos, um grande executivo ou um voluntário sobrecarregado na igreja, também poderá aprender uma lição com Moisés. Por que você não procura discernir através da oração se há tarefas que podem ser delegadas a outros ou até mesmo interrompidas — para você não desfalecer?
Se não nos afastamos para descansar, podemos desabar. —Havner
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
4 de agosto de 2011
Compartilhar a Palavra
Salmo 19:7-14
São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado… —Salmo 19:10
Salmos 66–67
Romanos 7
Jerry Morris começou a ler um famoso jornal há 50 anos quando era um universitário. Sua apreciação por aquele jornal e por sua estimada escola levou-o a doar centenas de assinaturas para estudantes da escola de administração onde estudava.
Morris declarou: “O jornal me deu uma boa e ampla perspectiva do que acontecia no mundo dos negócios, e me habituei a lê-lo desde o início do meu curso de administração. Ajuda a levar aos alunos os verdadeiros assuntos do mundo dos negócios.
Muitas pessoas gostam de apresentar aos outros os trabalhos escritos, que moldaram suas vidas. Não é de se surpreender que os seguidores de Cristo gostem de compartilhar a Palavra de Deus. Há muitas maneiras de passar adiante a verdade de Deus às pessoas famintas por encorajamento e ajuda. Nosso alvo é capacitar outros a experimentarem o grande benefício que encontramos ao conhecer Cristo e sermos guiados por Sua Palavra. O salmista disse: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (19:7).
Vale a pena compartilhar com outros a Palavra de Deus, que guarda os nossos corações e guia os nossos passos.
____________________________________________________
Conheça a Bíblia e guarde-a em seu coração, mostre-a em sua vida, semeie-a no mundo.
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
27 de julho de 2011
Suborno
Deuteronômio 10:12-22
Suborno não aceitarás, porque o suborno cega até o perspicaz… —Êxodo 23:8
Salmos 43–45
Atos 27:27-44
Viajando em outro país, meu marido percebeu que as estradas pavimentadas apresentavam sulcos profundos. Quando ele perguntou sobre elas, nosso motorista explicou que tinham sido causadas pelos pneus de caminhões carregando peso ilegal, acima do limite. Quando parados pela polícia, os motoristas pagavam subornos para evitar multas. Os caminhoneiros e os policiais prosperavam financeiramente, mas para os outros motoristas e contribuintes sobrava uma carga financeira injusta e a inconveniência de estradas precárias.
Nem todo suborno é evidente; alguns são mais sutis. E nem todo suborno é financeiro. A lisonja é um tipo de suborno que utiliza palavras como moeda. Se dermos às pessoas um tratamento preferencial por dizerem algo agradável a nosso respeito, equivale à aceitação de um suborno. Para Deus, qualquer tipo de parcialidade é injustiça. Ele até estabeleceu a justiça como uma condição para permanecer na Terra Prometida. Os israelitas não deviam perverter a justiça ou demonstrar parcialidade (Deuteronômio 16:19-20).
O suborno priva os outros da justiça, o que é uma ofensa contra o caráter de Deus, que é “…Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno” (10:17).
Felizmente, o Senhor trata a todos igualmente e deseja que tratemos os outros da mesma maneira.
O suborno demonstra parcialidade; o amor demonstra justiça.
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
6 de julho de 2011
Toque uma vida
Gálatas 6:6-10
Não nos cansemos de fazer o bem… —Gálatas 6:9
Jó 32–33
Atos 14
Meu amigo Daniel, que logo se formaria no Ensino Médio, precisava fazer uma apresentação. Ele tinha 15 minutos para compartilhar como havia chegado até a graduação e agradecer aos que o haviam ajudado ao longo do caminho.
Olhei demoradamente todo o salão antes de ele começar a falar. Todos os tipos de pessoas: famílias jovens, professores, amigos, líderes da igreja e técnicos — todos estavam presentes. Ele começou a falar sobre a maneira como cada pessoa havia participado em sua vida. Uma mulher havia “sido como uma tia, sempre pronta a ajudar”. Um homem de 30 e poucos anos “compartilhara as Escrituras frequentemente e o aconselhara”. Outro homem havia-lhe “ensinado disciplina e diligência no trabalho”. Um amigo da igreja o “levara ao treino de futebol todos os dias” porque sua mãe não podia fazê-lo. Um casal o havia “tratado como se fosse seu próprio filho”. Uma coisa em comum — todos eles eram simples cristãos que haviam dado de si para fazer diferença em sua vida.
Paulo chamou isso de “…o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gálatas 6:10). Podemos ajudar a moldar a vida de outra pessoa demonstrando interesse e agindo. E, como ocorreu com Daniel, podemos ceifar o que plantamos (v.9).
Olhe ao seu redor. Existe alguém cuja vida necessita do seu toque?
Faça todo o bem que você puder, como puder, por todos que puder, enquanto você puder.
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
29 de junho de 2011
Deus é a única esperança
Romanos 5:1-5
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. —Romanos 8:25
Jó 14–16
Atos 9:22-43
Em seu livro Through the Valley of the Kwai (Através do Vale do Kwai), o oficial escocês Ernest Gordon escreveu sobre os anos em que foi prisioneiro de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. Esse homem de alta estatura sofreu malária, difteria, febre tifoide, beribéri, disenteria, úlceras da selva, e, o trabalho forçado e a escassez de alimentos reduziram rapidamente o seu peso a menos de 45 quilos.
A miséria do hospital da prisão impeliu o desesperado Ernest a solicitar sua remoção para um lugar mais limpo — o necrotério. Deitado no pó da casa mortuária, ele esperou pela morte. Mas, todos os dias, outro prisioneiro vinha lavar seus ferimentos e encorajá-lo a comer uma parte da sua própria ração. Enquanto o calmo e modesto Dusty Miller buscava restaurar a saúde de Ernest, também conversava com o agnóstico escocês sobre a sua inabalável fé em Deus e lhe mostrava que — mesmo em meio ao sofrimento — há esperança.
A esperança sobre a qual lemos nas Escrituras não é um otimismo vago e insosso. Em vez disso, a esperança bíblica se reflete na forte e confiante expectativa daquilo que Deus disse, em Sua Palavra e que Ele cumprirá. A tribulação é, frequentemente, o catalisador que produz perseverança, caráter e, finalmente, esperança (Romanos 5:3,4).
Setenta anos atrás, num brutal campo de prisioneiros de guerra, Ernest Gordon aprendeu essa verdade e disse: “A fé prospera quando não há outra esperança além de Deus” (ver Romanos 8:24-25).
Cristo, a Rocha, é a nossa firme esperança.
Ajuda a caminho!
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
Pássaros, lírios e eu
1 Coríntios 7:1-19
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
Amigos até durante a noite
Romanos 16
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
Um novo propósito
Romanos 12
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
Desfalecendo
Romanos 11:1-18
Compartilhar a Palavra
Romanos 7
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
Suborno
Atos 27:27-44
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
Toque uma vida
Atos 14
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
Deus é a única esperança
Atos 9:22-43
Devocional
JUn
28
ESCOLHAS DO VIVER
Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário
Encarando nossos medos
Atos 6
Em foco!
Atos 4:1-22
Resgatado
Atos 2:22-47
Sob Deus
Atos 1
Cartão de visita
João 19:1-22
Imprestável
João 18:1-18
